Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Pico da Bandeira - Alto Caparaó - MG

Nenhum comentário:
 
Primeiro eu gostaria de dizer que este é um dos locais mais lindos que conheci na minha vida até hoje.
A beleza natural e o encanto que o Pico da Bandeira te oferece é algo indescritível.
Mas vamos tentar descrever!

O Pico da Bandeira é a região mais alta entre os Estados de Minas Gerais e Espirito Santo e também da região Sudeste do Brasil. Sendo considerado o 3º maior pico do Brasil com 2.891,98 metros de altitude!
O pico está localizado na cidade de Alto Caparaó, no Parque Nacional do Caparaó tendo melhor acesso pelo lado de mineiro. Inclusive uma dica boa aqui, o lado do Espirito Santo é o mais pesado, nível Hard de caminhada e subida, recomendo subir pelo lado mineirinho. Mesmo assim se você quiser subir pelo lado capixaba a portaria é na comunidade de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto.
Para quem quer mais precisão as coordenadas do Pico são 20º26'04" de latitude sul e 41º47'44" de longitude oeste!

O pico tem esse nome, porque Dom Pedro II determinou que colocassem uma bandeira Brasileira no alto do monte, simbolizando na época, o maior e mais poderoso pico brasileiro.

Algumas dicas infalíveis pra você não passar aperto nesse paraíso natural:

  • Lembre-se de levar blusas de frio impermeáveis. As temperaturas no Alto Caparaó podem chegar a -10ºc (Inclusive eu peguei -10 e quase morri do coração), portanto o nível de umidade é grande, você precisa de roupas que não molhem a essa temperatura. Ideal uma capa corta vento, essas blusonas de frio ( confere na foto a minha, fiquei super satisfeita com ela, além de ter vários bolsos internos e externos que facilitou muito minha subida. Neles coloquei máquina, protetor e água).
  • Pense e calcule bem a quantidade de comida que você vai levar. A caminhada é longa, principalmente se você for acampar no terrerão. Então peso extra na sua bolsa definitivamente não é uma boa ideia. Compre barras de cereais, macarrão no copo, energético ( Acredite eles fazem diferença), gatorade, água pro inicio da caminhada, chocolate, biscoitos e qualquer outro tipo de alimento que te dê energia. 
  • Confira se sua bolsa aguenta o peso. O ideal para subir o pico é realmente uma bolsa de mochilão. De 20,30 até 90 kg. Mas não exagere na sua bagagem, novamente eu falando isso! Acredite, eu tive vontade de largar a minha no meio da caminho e terminar de subir sem nada! 
  • Não se preocupe com toalha pra tomar banho e tantos matérias de limpeza! Alguns dias de cascão não matam ninguém! ( No máximo 3 ok?!) . No terreirão onde grande maioria acampa ( tem doido que acampa no alto do pico mesmo, um dia terei essa coragem toda) tem chuveiro e tem banheiro, mas já imagina a situação né? Água geladaaaaaaaaaaaa..... ( estilo propaganda de cerveja mesmo) e os banheiros não são muito limpos. Então controle bem seu intestino ou então vai passar aperto! Dica de quem passou! rs
  • Durma de dia! Dica de OURO essa! A noite o ar fica extremamente pesado, principalmente se você for na época de Julho, quando eu fui! Fica difícil de dormir e respirar dentro da barraca com tanto frio. Comece a caminha em direção ao terrerão cedo, chegue monte sua barraca ( Observe onde o vento bate, tente se esconder da ventania, atrás de uma pequena rocha ou em um lugar mais nos cantos) e durma. Aproveite o dia pra dormir e fazer tudo que você precisa! De noite não tem luz elétrica  não tem NADA pra fazer além de admirar as estrelas e a Lua.
  • Minha última dica ( pelo menos que eu me lembre) é super ultra-mega-master-blaster importante ( intendeu né?) . Lembre-se de levar isolante térmico pra colocar no chão da barraca, saco de dormir que aguente um frio de pelo menos 0º graus, e a sua barraca precisa ter o isolante, a proteção externa dela. Você precisa levar isso ok? O frio gera uma umidade muito grande e se sua barraca não estiver protegida ela vai virar um Iglu, e o pior que isso é sério! Fica inabitável! 
No mais leve maquina fotográfica com bastante carga extra, o frio fez com que a minha bateria arriasse antes do normal! Leve protetor solar, roupas confortáveis, toca, luva, meia e se quiser um saco plastico pra colocar dentro do tênis, mas não deixe espaço porque dá bolhas, aperte bem mas de forma confortável.
Leve um boné e quando for subir pra ver o sol, coloque por baixo roupas praticas, ou seja, fáceis de tirar, porque depois que o Sol nasce faz um calor sinistro e você tem que descer não é mesmo? ( Apesar da preguiça e da vontade de habitar eternamente lá em cima você precisa descer!! Por favor desça!) 
Então seja estratégico e suba com uma roupa que você possa amarrar no corpo que vire um bolsa, que diminua o volume. O que eu fiz: peguei o capuz da minha jaqueta que tinha uma corda de amarrar e coloquei as blusas de frio e cachecol dentro dela virou uma bolsinha e eu amarrei ela na cintura!!!

E não deixe lixo no parque!!!!!!!!

Boa viagem e me conte como foi!

Alguma dica, sugestão, ou eu me esqueci de algo importante? manda pra mim!!

Sabrinakellysilvagomes@gmail.com

Gostou? Compartilhe!






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff