Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Furquim - Município brasileiro de Mariana - MG

8 comentários:
 
O distrito de Furquim é pequeno, simples mas cheio de charme e fica a 28 km de Mariana. Acredite eu passei alguns dias nesse paraíso do sossego ( sem internet, sem sinal de celular, sem sinal de vida humana).

Furquim foi fundada em 16 de Fevereiro de 1718 e sua população é em média de 1800 habitantes.
Essa região foi centro minerador, devido as proximidades de Mariana, e carrega marcas históricas de um povoado do século XVIII marcado pela mineração.

E como toda boa cidade brasileira dessa época, furquim tem muitas lendas e recebeu uma igreja dedicada a Bom Jesus . Incluindo a lenda da Loira de Furquim. ( adoro essa! Minha favorita). A lenda conta que após um acidente no trevo da cidade que matou 11 pessoas, incluindo uma moça loira, essa mesma ( peça rara)  fica por lá, tomando conta da BR ( isso pra mim é outra coisa, não uma assombração! Mas ok, pausa pra imaginação do leitor).


O nome da cidade é uma homenagem a Antônio Furquim da Luz o descobridor das minas da região e que viveu por lá muitos anos enfrentando dificuldades como revoltas de escravos, escassez de alimentos, doenças, alem de ataques dos índios ferozes e canibais, juntamente com Diogo Vasconcelos que deixa na história mineira alguns relatos da sua vida na região.

 “O ataque dessa gente atrocíssima por tal maneira aterraram a freguesia do Furquim, que Antonio Furquim da Luz, o seu fundador, desgostoso, acertou de melhor que resistir a semelhantes inquietações, regressar em 1728 para São Paulo, acautelando os anos da última velhice". (Diogo de Vasconcellos, op.cit, vol 1, fls 234).

Algumas dicas:

  • Furquim não é cidade turística, não tem conforto, hotéis, pousadinhas e nem muito o que fazer. Portanto não vá acreditando que vai encontrar qualidade hoteleira, pois não vai.
  • Em julho rola a festa Junina da cidade que é uma delicia, estilo festa da roça mesmo. Aconselho conhecer e comer verdadeiras iguarias do interior !  ( Eu me esbaldei de comer...)
  • A cidade recebe uma pequena hidrelétrica ( viu só, nada é tão antigo que não se possa modernizar, brincadeira!) e conta com a beleza natural do encontro dos rios  Ribeirão do Carmo e Gualaxo do Sul. Recebe também a Cachoeira de Rosa, queda de 27 metros localizada no subdistrito de Pedras, a 6 km de Furquim na estrada de terra batida que liga Cuiabá a Pedras; ( estrada de terrãooooo e cascalho, não ouse ir em época de chuva, essa dica é preciosa). E ainda tem a - Cachoeira do Jadir e Cachoeira do Pedro, mas já são no distrito de Cuiabá! Mas é tudo pertinho, dá pra ir a pé! 
  • Os moradores da cidade são muito simples e te recebem como um bom mineiro sabe receber, ou seja há encontros na pequena praça da cidade quase todo dia a noite, mineiros são bons de papo e a população tem muita história pra contar. Então se entrosar não é difícil.Ofereça um pão de queijo e tá tudo certo! 


No mais, algumas informações importantes:

Meios de Hospedagem 

- Pousada do Toco: Rua Professor Antonio Marcos Pinheiro, 44-Telefone: (31) 3556-3067;

- Pousada Pinheiro e Carvalho: Praça da Matriz, s/n. Telefone: (31) 3556-3010. Oferece café da manhã e almoço (a combinar).

Via de Acesso 

Saindo da rodoviária de Mariana, sentido Ponte Nova, percorrer 23 Km até o trevo, entrar à esquerda e seguir mais 2 Km até o centro de Furquim. Possui transporte coletivo regular para Mariana duas vezes ao dia, ida e volta.

Localização:
Zona Metalúrgica.




Alguma dica, sugestão, ou eu me esqueci de algo importante? manda pra mim!!

Sabrinakellysilvagomes@gmail.com

Gostou? Compartilhe!







Vista panorâmica da cidade 


Estação ferroviária - Centro Cultural 




Igreja Matriz Bom Jesus do Monte






8 comentários:

  1. Curti demais o post! quero conhecer vários pontos de minas, e ler isso só me empolgou mais ainda :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo luiz, Minas é tudo de bom! Estou preparando outro post! Tá no forno!

      Excluir
  2. Tenho Orgulho de ter nascido em furquin meu pae era Pantaleão Ramos ja falecido trabalhava na central ele era Borba e foi enterrado nas pedras em 2005 minha Mãe Emilia de Jesus Soates ainda e biva e mora perto de min eu nasci en 1951 meus Padrinhos era dona Elza Barborsa ja Falecida e meu padrinho tinha uma loja de tecido chamava antonio não tenho noticias mas cosiderava o padrinho Zeca Barbosa tinha mais Carinho comigo

    ResponderExcluir
  3. Eu quiz dizer que meu pai era do Borba o sobrinone da minha Mãe e Soares e ainda morra perto de min e eu pretendo voltar para ai ja criei minha Familia e vou levar minha Mãe se Deus Quizer

    ResponderExcluir
  4. Me criei ai sinto saudades e um lugar que estará sempre em meu coração vlw furquim

    ResponderExcluir
  5. Me criei ai sinto saudades e um lugar que estará sempre em meu coração vlw furquim

    ResponderExcluir
  6. Muito bom. Você se esqueceu de mencionar o preço.
    Obrigada!.

    ResponderExcluir
  7. Olá. Sabe se lá tem outra pousada além das duas mencionadas acima?

    ResponderExcluir

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff